Perguntas e respostas frequentes - PBM
-
1. Posso comprar medicamentos pelo Programa sem receita médica?
Não. As compras deverão ser feitas em uma farmácia credenciada à sua escolha, sempre mediante apresentação da receita médica.
-
2. Como posso adquirir medicamentos da Lista Referencial ePharma?
O Programa não deve interferir na relação médico-paciente. O profissional tem toda liberdade para prescrever o medicamento que atenderá melhor as necessidades do paciente. Mas, durante a consulta, informe ao seu médico que você possui o PBM e veja se é possível que ele acesse a lista de medicamentos referenciais nos quais você tem direito a desconto e, se for o caso, prescreva qualquer um deles.
-
3. Por que não recebi a lista de medicamentos com desconto da ePharma impressa?
Além de muito extensa, a lista é atualizada constantemente. Portanto, se fosse impressa, rapidamente perderia a validade. Aqui você sempre encontrará a lista mais recente.
-
4. Como titular, posso comprar medicamentos para meus dependentes? E, como dependente, é possível comprar para o titular?
Sim. Desde que a receita esteja no nome da pessoa que vai utilizar o medicamento e seja apresentado o cartão dela. O titular ou dependente pode assinar o cupom fiscal como responsável pela compra, mas é indispensável que o medicamento comprado seja lançado no código do beneficiário que vai utilizar o medicamento.
-
5. Posso comprar produtos de perfumaria, higiene pessoal e suplementos alimentares (vitaminas)?
Não. O benefício é exclusivo para aquisição de insumos registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na categoria de medicamentos sob prescrição médica.
-
6. Há limite de valor ou quantidade para a compra de medicamentos?
Sim. O programa possui regra que limita a aquisição de medicamentos, de acordo com o tipo de benefício a que você tem direito. Para evitar endividamento e a automedicação e, ao mesmo tempo, estimular as visitas periódicas ao seu médico, o limite pode ser referente ao valor da compra ou à quantidade de caixas dos medicamentos adquirida. Se, no momento da compra, você receber a mensagem que seu limite foi ultrapassado, entre em contato com o RH de sua empresa ou com um dos gestores do Programa de Benefício de Medicamentos.
-
7. Posso adquirir produtos para pele com receita médica prescrita por dermatologista?
Produtos como hidratantes, protetor solar e de limpeza não podem ser adquiridos pelo PBM, mesmo constando da receita. Não são reconhecidos como medicamentos pela ANVISA.
-
8. A farmácia credenciada é obrigada a me vender pelo menor preço praticado por outra farmácia não credenciada?
Não. Cada farmácia, independente de ser credenciada ou não, pratica um preço. A venda será pelo menor preço do medicamento da farmácia credenciada na qual você optou comprar.
-
9. Como proceder se não conseguir comprar em uma farmácia credenciada?
Se isto ocorrer durante o horário comercial, entre em contato com a Abertta Saúde imediatamente através do 0800 721 4015. Fora do horário comercial, anote o nome e telefone da farmácia, o nome do atendente, e relate o fato à Abertta Saúde pelo e-mail pbm.aberttasaude@arcelormittal.com.br para que verifiquemos junto à ePharma. Os dados solicitados são importantes para agilizar o processo de conferência e retorno.
-
10. Posso comprar por tele-entrega?
Não. Para a realização da venda pelo sistema, o balconista precisa verificar todos os dados da receita. Além disso, na maioria das farmácias este tipo de serviço é terceirizado, não havendo vínculo com o entregador.
-
11. Quando compro um medicamento injetável, o valor cobrado pela aplicação e insumos (agulhas e seringas) entra no programa?
Não. Neste caso, o valor cobrado para a aplicação não será coberto pelo programa, devendo ser pago diretamente na farmácia.
-
12. Os descontos obtidos com o cartão PBM são cumulativos aos da farmácia popular ou outro cartão de descontos?
Não. O cartão acumula os descontos da ePharma e da Abertta Saúde (no caso de beneficiários do Plano), não havendo possibilidade de um terceiro desconto.
-
Sou diabético. Seringas, agulhas e lancetas de glicemia são cobertos pelo PBM?
Não. O PBM cobre apenas medicamentos.