Inverno também significa exercício e alimentação saudável

O inverno chegou e, junto com as baixas temperaturas, aumenta-se também a vontade de ficar na cama e, consequentemente, diminui a disposição para praticar exercícios. Somado a isso, ficamos mais propensos a comer alimentos mais calóricos. As tentações desta estação são inúmeras, mas é preciso persistência para manter o corpo em movimento e alimentar-se bem para evitar ganho de peso.
“A dupla alimentação saudável e exercício físico sempre serão compromissos para o seu bem-estar em qualquer época do ano”, afirma a Nutricionista do CPS de Timóteo, Milyane Nicolini. Aliás, alimentar-se de forma equilibrada impacta diretamente na performance da prática esportiva, uma vez que oferece aquela energia extra e ajuda a manter o metabolismo em alta.
Diferente do verão, em que o corpo pede alimentos frescos e crus, optar por alimentos cozidos, refogados e assados são ótimas pedidas. “Podemos consumir vegetais e frutas destas formas, pois aquecem e têm poder anti-inflamatório”. Para hidratar-se, a dica é abusar dos chás que são saborosos e nutritivos. “Vale também saboreá-los com especiarias, como gengibre, cravo, canela, cardamomo e anis estrelado”, complementa. Veja no box ao final da matéria sugestão de chá de frutas que promete agradar os mais diferentes paladares.
Uso de suplementos
O nutricionista também pode ajudar a incluir suplementos no seu cotidiano. “Eles podem ajudá-lo a ganhar massa magra e aumentar o desempenho, mas eles não podem substituir a comida de verdade”, orienta Milyane. Uma dica para saber se a sua alimentação está adequada para a rotina de treinos é sentir os sinais do corpo. “Fadiga muscular e cansaço excessivo podem indicar que a alimentação talvez não esteja adequada à carga de exercícios proposta”, finaliza.