Programa orienta gestantes durante todas as etapas da gravidez até o parto

A gravidez é um dos momentos mais sublimes na vida da mulher e, portanto, exige atenção especial à saúde da futura mamãe. Por isso, a Abertta Saúde reformulou, em 2019, o VIVApreparação, antigamente chamado de “Curso do Casal Grávido”. O programa, que atualmente está nos 11 CPS’s da Abertta Saúde, tem como objetivo acompanhar a gestante e orientar ela e os pais em cada fase do pré-natal, no parto e no puerpério imediato.
A Analista de Promoprev, Graciele Carvalho, destaca que o VIVApreparação quer também contribuir para uma gestação segura. “Queremos reduzir os riscos desnecessários e melhorar a segurança da gestante e a experiência do cuidado para mães e bebês, empoderando as participantes sobre questões relativas ao pré-natal, à gestação, ao parto, aos direitos das gestantes e ao aleitamento materno”, observa.
Em 2020, 75 gestantes participaram do programa. Para fazer esse acompanhamento, o VIVApreparação utiliza tecnologias inovadoras- APP Canguru, plataforma digital de gestão de cuidados e interatividade com a gestante. “Ela é acompanhada desde o primeiro momento da gestação até o parto, bem como nas primeiras semanas pós-parto, tendo acesso a consultas pré-natais, acompanhamento no parto e orientações no pós-parto sobre amamentação, cuidados com o recém-nascido e autocuidado”, complementa Graciele.
Disponibilizamos para as gestantes que estão no programa, sete videoaulas com uma equipe multiprofissional no Youtube: A importância do Pré-Natal e o planejamento do parto (Obstetra), Prevenção Odontológica na gravidez (Dentista), Amamentação (Pediatra), Aspectos psicoafetivos da gestação e puerpério (Psicólogo), Preparação para o parto (Enfermeiro Obstetra), Cuidados com o recém-nascido (Enfermeiro) e Uso do Sling (Enfermeiro).


Opinião de quem participou


Uma das contempladas pela iniciativa no ano passado foi a Beneficiária do CPS de Belo Horizonte, Luana Carvalho. Apesar de ter vivido a segunda gestação, ela afirma que foram muito importantes o apoio e o conhecimento fornecidos pela Abertta Saúde. “Tive acesso às videoaulas, todas com muitas informações relevantes. É em iniciativas como essa que percebo que a Abertta Saúde é diferenciada, pois busca estar perto de seus Beneficiários”, diz.
Outra mamãe que aderiu ao programa foi Vanessa Silva, Beneficiária do CPS de Contagem. Era sua primeira gestação e estava com muitas dúvidas. “Os conteúdos sobre maternidade, disponibilizados por meio das videoaulas, trouxeram muitos conhecimentos que não possuía”, lembra.