Autocuidado para superar doenças crônicas

Você já conhece o VIVAequilíbrio? Ele é um dos programas da Abertta Saúde destinado a quem sofre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemia, asma, DPOC, insuficiência renal. Podem participar todos os Beneficiários com idade superior a 18 anos e que apresentem, pelo menos, duas dessas enfermidades. 


Por meio da iniciativa, os pacientes contam com uma equipe multidisciplinar para acompanhamento personalizado. “Todas as atividades promovidas pelo VIVAequilíbrio têm o objetivo de controlar a doença, evitar complicações, estimular o autocuidado e proporcionar a melhoria da qualidade de vida do paciente a médio e longo prazos”, destaca a Analista de Promoprev, Pollyanna Almeida. 


Isso porque, ao ingressar no programa, é elaborado um plano de cuidados para cada participante. Além disso, os beneficiários são monitorados por profissionais da enfermagem, responsáveis por acompanhar as condições de saúde do paciente. São eles também quem avaliam a necessidade de alterar o plano de cuidados e a adesão a outros programas preventivos oferecidos pela Abertta Saúde. 


O Operador de máquina agrícola da ArcelorMittal BioFlorestas, Lindomar Andrade, foi um dos beneficiados pelo VIVAequilíbrio. Ele foi convidado pela equipe do CPS de Martinho Campos para participar da iniciativa com o intuito de controlar o peso e a hipertensão. Hoje, aos 43 anos, ele comemora as mudanças trazidas pelo programa. “Aprendi a importância de beber água e diminuí o consumo de refrigerante. Com isso, perdi peso e regularizei a pressão arterial. Brinco com a médica de que os meus exames são de menino”, comemora. 


Para participar, basta procurar o CPS de referência e agendar uma consulta com a equipe do programa. Todas as informações coletadas são sigilosas e os dados são acessados apenas pela equipe responsável.